A deputada estadual Elza Correia e o juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios de Londrina, Roberto Ferreira do Valle, solicitaram nesta quinta-feira (31) ao governador em exercício Orlando Pessuti apoio para a construção de uma colônia penal de regime semi-aberto no município.
Segundo a deputada, a instalação do presídio permitirá desenvolver em Londrina programas de ressocialização de detentos em parceria com instituições e empresas já interessadas em participar.
Um exemplo apresentado ao governador foi o da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) "Onde Moras".
O programa, desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Cohab e prefeitura de Londrina, já entregou 69 casas e está em fase de conclusão de mais 71 para pessoas carentes do município. Segundo o idealizador e coordenador do programa, Maurício Tadeu Alves Costa, atualmente 10 detentos em regime semi-aberto participam do "Onde Moras".
Para o juiz, a instalação de uma colônia penal agrícola ou industrial com 320 vagas permitiria manter esses detentos trabalhando e próximos da família, como a própria lei determina, evitando fugas.
Entre as instituições e empresas interessadas, segundo o juiz, estão, além do Programa Onde Moras, o Iapar, a Embrapa, a prefeitura de Londrina e uma empresa de reciclagem de plástico local.
Informações da AEN