O CJV (Centro Juvenil Vocacional), localizado no Jardim Shangri-lá, está com inscrições abertas para a nova turma do cursinho pré-vestibular comunitário e gratuito "Passo a Passo para a Universidade".
Até sexta-feira (17) podem se candidatar pessoas de até 32 anos, que já concluíram o Ensino Médio ou estão cursando o último ano, e tiveram a formação na rede pública.
Mariana Takahara, psicóloga e coordenadora do cursinho, explica que os candidatos são selecionados por critérios socioeconômicos e de fragilidade social.
“Priorizamos os estudantes de escola pública, os de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, como raça, questões de gênero, orientação sexual e outros", explica. São 40 vagas disponíveis, mas, ao longo do ano, são feitas convocações de matrículas para que sempre estejam preenchidas.
O cursinho oferta aulas no período da noite de segunda a sexta-feira, das 18h55 às 21h55, além de aulões aos sábados de manhã e simulados no decorrer do calendário letivo.
Com foco no Enem (Exame Nacional do Paraná) e nas principais universidades do Paraná, são oferecidas matérias de História, Geografia, Gramática, Redação, Literatura, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Matemática, Inglês, Arte e Biologia.
Durante os intervalos das aulas à noite, um jantar preparado por uma professora voluntária é servido gratuitamente aos estudantes.
“Somente às quintas que é servido lanche por conta do projeto Rango, que prepara os lanches na instituição e entrega para a população de rua”, diz Takahara. A alimentação é mantida majoritariamente por meio de doações.
PRAZO
As inscrições para participar das aulas do cursinho pré-vestibular vão até sexta-feira, dia 17 de janeiro, e devem ser feitas por meio do formulário. O resultado da seleção será divulgado pelo Instagram do CJV no dia 20 deste mês, e as matrículas deverão ser realizadas entre 23 e 24 de janeiro, com o início das aulas em 3 de fevereiro.
PROFESSORES
O cursinho "Passo a Passo para a Universidade" busca professores voluntários para ampliar o corpo docente. São necessários ministrantes de Sociologia, Arte, Inglês, Química, História e Literatura.
Para mais informações, o Centro Juvenil Vocacional disponibiliza dois contatos: o telefone (43) 3327-0123 e o WhatsApp (43) 99856-0055.