Morreu nesta terça-feira (26), por volta das 19h, em Londrina, o professor Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Aposentado, atualmente Luiz Walter atuava como professor sênior da UEL. Ele foi um dos criadores da Bebê Clínica, projeto pioneiro, criado em 1984, que introduziu o atendimento odontológico para bebês e crianças até cinco anos de idade.
Além de importante campo de estágio e prática acadêmica para alunos do curso de Odontologia, o modelo de atendimento da Bebê Clínica, inaugurada em 12 de março de 1986, foi adotado nos Estados Unidos e em países da América do Sul. Além de detentora da Comenda Ouro Verde, título concebido pela Câmara Municipal de Londrina, a clínica também acumula prêmios nacionais e internacionais.
Outra invenção do projeto foi a Macri - uma maca para crianças - recurso que acomoda a criança no sentido de facilitar o atendimento ondontológico.
O diretor da Clínica Odontológica Universitária (COU), professor José Roberto Pinto, lamenta a grande perda, e ressaltou que o professor Luiz Walter revolucionou a Odontologia brasileira.
Carreira
Professor Luiz Walter tinha doutorado pela UEL (1970), além de vasta experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: educação para a saúde, prevenção, bebê, odontologia para o bebê e bebês. Ele era titular do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil desde 1980.
Ele foi fundador do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria, Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria 2005-2008, Acadêmico Emérito da Academia Paranaense de Odontologia, professor Honóris Causa da UNOPAR, e professor pesquisador sênior e professor emérito da UEL.
O velório do professor será realizado somente nesta quinta-feira (28), a partir das 8h. A cremação está marcada para as 16h30, no Crematório Allamandas.