O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Sul B em Londrina está com inscrições abertas para oficinas de bordado livre e de grafite, ofertadas por meio do programa Movimenta CRAS da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).
As atividades são gratuitas e têm vagas limitadas para até 20 pessoas, atendidas ou acompanhadas pelo CRAS Sul B e que residam no território de abrangência da unidade. Para participar, é preciso fazer a inscrição com antecedência pelo telefone do CRAS Sul B, 3378-0561, ou comparecer pessoalmente na unidade, localizada na Rua Lírio dos Vales, 59, Parque das Indústrias.
As oficinas de bordado livre são voltadas ao público acima de 16 anos, e são promovidas quinzenalmente com turmas pela manhã e tarde. Nos dias 13 e 27 de fevereiro, as aulas serão promovidas às 14h; e nos dias 14 e 28 de fevereiro, a partir das 9h.
As aulas são conduzidas pela educadora Jéssica Nayara Gonçalves Serra, juntamente com um técnico de referência do CRAS, sendo a assistente social Graziella Gomes de Freitas e assistente social Marina Bertonccini de Andrade.
Nas oficinas de grafite, podem participar adolescentes na faixa etária de 13 a 17 anos. Os encontros serão ministrados pelas educadoras Laíz Roberta Ferreira e Jéssica Nayara Gonçalves Serra, junto com a assistente social do CRAS, Graziella Gomes de Freitas.
Além dessas atividades, o Movimenta CRAS oferece também, durante o mês de fevereiro no CRAS Sul B, oficinas de contação de histórias, para o público de todas as idades e com capacidade de até 30 participantes; e o Cine CRAS, promovendo uma vez ao mês para um público de, no máximo, 20 pessoas.
De acordo com a coordenadora do CRAS Sul B, Roseli Marques, o objetivo das oficinas é contribuir para o fortalecimento de vínculos, e para a convivência familiar comunitária. “Também contribui para o reconhecimento de direitos, para desenvolver autonomia, protagonismo e possibilidades de intervenção na vida social. São prmovidas diversas atividades culturais, esportivas, arte educativas, com diversas linguagens e de forma atrativa e criativa, oportunizando novas vivências aos diferentes membros das famílias, nos seus diferentes ciclos de vida”, afirmou.
A coordenadora do CRAS Sul B acrescentou que a programação é planejada mensalmente, e construída a partir do interesse apresentado pelas próprias famílias atendidas pela equipe técnica. “As oficinas visam proporcionar espaços de convivência social, confiança e respeito mútuo, oportunizar a acesso a informações sobre direitos e participação cidadã, estimulando o protagonismo dos usuários”, finalizou.
Movimenta CRAS
Desde outubro de 2022, a CRAS promove o Movimenta CRAS, em parceria com o Instituto Leonardo Murialdo – Epesmel. Além de levar inovação aos atendimentos coletivos, o programa visa qualificar as ações com grupos de mulheres, crianças, adolescentes, idosos e intergeracionais.
Todas as atividades são desenvolvidas pelas equipes dos CRASs em conjuntos com educadores e oficineiros da entidade parceira. “Esse trabalho tem sido de fundamental importância nessa retomada pós pandemia, porque o isolamento social provocou danos nos vínculos familiares e comunitários. Resgatar estratégias lúdicas, culturais, esportivas e de artes tem sido essencial para as famílias atendidas pelos CRASs”, destacou a diretora de Proteção Social Básica da SMAS, Adriana Santos.
E para fortalecer as relações familiares e comunitárias, considerando os diferentes ciclos de vida, essas ações utilizam diversos recursos lúdico-reflexivos, arte-educativos, pedagógicos, esportivos e culturais. Os bairros e distritos da zona rural recebem atividades de teatro, música, dança, passeios, filmes, dinâmicas, jogos, entre outros, em diferentes equipamentos e espaços da cidade.
Por meio do Movimenta CRAS, os participantes contam com acolhida, sensibilização, oficinas, grupos de acompanhamento e ações comunitárias em diferentes espaços. Para saber mais e conferir a programação, basta contatar a unidade CRAS mais próxima da residência. Confira abaixo a lista completa de unidades, disponível também na página da SMAS, no Portal da Prefeitura.