Nos próximos meses, a Copel executará obras de ampliação em duas importantes subestações no Norte do Paraná. Os empreendimentos foram recentemente autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e somam investimentos da ordem de R$ 10 milhões.
O objetivo é proporcionar maior eficiência ao sistema elétrico que abastece toda a região.
Em Apucarana, a empresa irá instalar um novo banco de capacitores na subestação localizada no Jardim Ponta Grossa. Além de melhorar a conexão entre os sistemas de transmissão e distribuição, o equipamento diminui a carga dos transformadores e reduz as perdas técnicas na rede.
O mesmo trabalho será realizado na subestação Figueira, no Norte Pioneiro. Em 2015, a Companhia já havia inaugurado uma linha de transmissão entre a subestação e o município de Londrina.
"Essas duas obras devem melhorar de forma significativa a confiabilidade da rede de transmissão e a qualidade do fornecimento de energia no norte do Estado", destaca o diretor presidente da Copel Geração e Transmissão, Sergio Lamy. Ambas as unidades operam em 230 mil volts e deverão ter as obras concluídas em um prazo de dois anos.