O setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quinta-feira à tarde mais 100 casos de dengue em Londrina. O número é o maior lote de confirmações já apresentado pelo Hospital Universitário (HU), que começou a realizar os exames da doença na semana retrasada. No total, o HU analisou 221 amostras, das quais 115 deram resultado positivo, 97 negativo e nove retornariam para novo exame. As confirmações restantes são de outras cidades da região.
Londrina agora soma 536 casos confirmados da doença desde o início de 2003. As notificações estão na casa das 2.000 em todo o ano. Nesta sexta-feira, a diretora executiva da Secretaria de Saúde, Margaret Shimiti, e o chefe da 17ª Regional de Saúde, Gilberto Martin, dão uma entrevista coletiva para descrever ações que serão desenvolvidas durante o Carnaval. ''Além de não deixar o ritmo das mobilizações contra a dengue diminuir durante o feriado, é preciso intensificá-las também'', afirma Sônia Fernandes, gerente do setor de epidemiologia.
Nesta sexta-feira, das 9 às 11 horas, cerca de 100 pessoas participam de uma blitz em frente à Santa Casa, na Rua Souza Naves. O evento foi organizado pelo hospital. Os motoristas receberão folhetos com informações sobre medidas de prevenção contra a doença e saquinhos de areia.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina