Em decorrência das obras de pavimentação e drenagem na avenida Winston Churchill, na região norte, o trânsito nas imediações do terminal Ouro Verde tem registrado lentidão. No entanto, a utilização de rotas secundárias – localizadas a distâncias relativamente pequenas do trecho em reforma – pode facilitar a vida dos motoristas e poupar tempo durante os deslocamentos.
Para quem está na área central e reside nas proximidades do jardim das Américas, Coliseu, Marajoara, Imagawa e Cabo Frio, a melhor opção de desvio é o percurso formado pela avenida Leste-Oeste, avenida do Sol, rua Castanheira, rua Ruy Virmond Carnascialli e rua Arcindo Sardo.
Já para quem mora no lado oposto da Winston Churchill, nas proximidades do estádio do Café, a alternativa é tomar a rua Bahia, cruzar a BR-369, converter à esquerda na marginal da rodovia e, finalmente, virar à direita na rua Danilo Orceli ou avenida Sargento Maurício Agostinho Pereira.
Outra possibilidade é descer a rua Rio Grande do Sul a partir da Leste-Oeste, acessar a rua Ermelindo Leão, na vila Portuguesa, atravessar a BR-369 e, enfim, alcançar a avenida Lúcia Helena Gonçalves Viana. Um terceiro trajeto, um pouco mais distante, é composto pela avenida Dez de Dezembro e a rodovia Carlos João Strass.
Para o diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina), major Sérgio Dalbem, é importante que os condutores tenham paciência e tranquilidade durante a execução das obras. "Sabemos que esse tipo de intervenção pode causar inconvenientes, mas trata-se de um investimento que vai beneficiar milhares de pessoas e trazer agilidade nos deslocamentos entre a zona norte e o centro de Londrina”.
Dalbem recomenda que, além de buscar caminhos que fujam da avenida Winston Churchill, a população deve procurar sair de casa com antecedência. "Se organizar melhor, calcular o tempo da viagem e incluir nele os minutos a mais das rotas alternativas é uma boa forma de evitar transtornos e aborrecimentos”, orientou.
Enquanto durarem os trabalhos, agentes de trânsito da CMTU farão o monitoramento do tráfego para auxiliar os condutores. A companhia tem acompanhado a dinâmica viária em toda a região e estuda a indicação de novos itinerários opcionais.
Os serviços na Winston Churchill foram iniciados pela Prefeitura de Londrina em março. A contratada responsável pelas benfeitorias é a empresa Weiller Construção Civil e os valores aplicados somam R$ 10.841.546,96.