Londrina

Concha Acústica recebe ato público contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

16 mai 2024 às 13:30

Neste sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, um ato público será promovido na Concha Acústica, a partir das 8h, com programação até as 11h30. 


O objetivo do é prevenir e enfrentar o abuso e a violência sexual contra crianças e adolescentes, protegendo este público, conscientizando e convidando a população a refletir sobre o tema em prol da luta contra todas as formas de exploração que acometem o público infantojuvenil.


Para o evento, são esperadas milhares de pessoas, entre aquelas atendidas pelos serviços integrados e políticas públicas no município, profissionais das equipes multidisciplinares de diferentes instituições, além de autoridades locais e o público em geral. 


Está prevista a presença de 1.600 crianças e adolescentes, aproximadamente. Além de fortalecerem a concentração da manifestação e serem protagonistas, eles farão apresentações culturais no palco da Concha Acústica.


A iniciativa é organizada pelo CMDA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o apoio do Conselho Tutelar e da Prefeitura de Londrina, por meio da SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e parceiros como as secretarias municipais de Educação e de Defesa Social, bem como a CMTU (Companhia Municipal de Trânsitação) e Urbaniz, entre outros.


A previsão é que a programação tenha sete instituições como atrações culturais, reunindo momentos de música, teatro, dança e poesia. 


As apresentações foram ensaiadas no decorrer de 2024 e serão feitas pelo Instituto Adama, Instituto União para a Vitória, Associação Guarda Mirim de Londrina, SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ) Meprovi Pequeninos, Marista Escola Social Irmão Acácio, Escola Manain e Instituto Murialdo – Epesmel.


Todas as atividades realizadas durante o mês de maio giram em torno do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data cujas atividades marcarão o 24º ano de iniciativas referentes a este marco. Essa data está ligada à campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes” e às ações do Maio Laranja.


“Essa manifestação pública já faz parte da cultura londrinense e envolve várias atividades em todos os territórios da cidade, em diferentes dias, fortalecendo tudo o que já é feito durante todo o ano. Nós chamamos a atenção para a data do dia 18, conversamos com as crianças e adolescentes sobre como podemos protegê-los e como eles podem se proteger da violência, sabendo de seus direitos. O ápice do mês de maio ocorre sempre com o ato na Concha Acústica, onde as crianças e adolescentes fazem apresentações preparadas antes e é muito bonito de assistir”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali.


O combate à violência sexual contra esse público, segundo Micali, precisa ser constante, não pode cessar e necessita ter mais visibilidade. 


“Este encontro no dia 18 também é uma forma de celebrar a vida das crianças e adolescentes, é poder ver a vida pulsando e mostrando que precisamos enfrentar esse problema grave, que, vale sempre lembrar, na maior parte das vezes ocorre exatamente dentro dos lares e em ambiente familiar, infelizmente”, ressaltou a secretária.



DIVULGAÇÃO AMPLIADA


Antes do ato público principal, na Concha Acústica de Londrina, diversas outras ações vêm sendo realizadas durante esta semana, mobilizando territórios de diferentes regiões da cidade e unidades de atendimento ao público infantojuvenil.


Desde segunda-feira (13), o Calçadão Central é local das atividades de panfletagem e mobilização social que a organização do ato público está fazendo para chamar a atenção das pessoas que circulam pelo local. Os trabalhos estão sendo promovidos diariamente, das 14h às 16h, e vão até esta sexta-feira (17), véspera do ato público do dia 18.


Segundo a secretária executiva do CMDCA, Ruth Piveta, pelo grande volume de gente que passa pelo Calçadão, está sendo possível alcançar um público considerável e sensibilizar as pessoas. “Isso nos permite ampliar a divulgação do ato público e dos serviços feitos em Londrina pelas crianças e adolescentes”, frisou ela.


Algumas das entidades envolvidas nessa ação preparatória são o CEPAS, Epesmel, CIEE, LBV, regionais do Conselho Tutelar, Associação Guarda Mirim, ADRA, Marista Escola Social Irmão Acácio e conselheiros do CMDCA.


Por meio da Rede Intersetorial Sul B, uma série de ações abrangem essa região de Londrina, integrando a mobilização do “Intensivão da Proteção”. Nesta quinta-feira (16), uma programação das 8h30 às 11h, convida a comunidade para um evento especial na Igreja Nova Aliança, localizada na avenida Aristides de Souza Melo, 46, Conjunto São Lourenço.


A agenda inicia com uma apresentação cultural das crianças da SCFV da Pestalozzi, às 8h30, e depois haverá a mesa de abertura, às 8h50. Depois, uma contação de história com o CRAS será feita às 9h15, abordando o livro “O corpo é meu, ninguém põe a mão”. 


Na sequência, às 10h, haverá bate-papo com o Conselho Tutelar, trazendo o tema “Entendendo, prevenindo e buscando ajuda”. E o fechamento irá ocorrer com um momento de confraternização.


Já na sexta-feira (17), das 9h às 11h, o auditório do Colégio Estadual Maria José Balzanelo Aguilera (rua Tarcisa Kikuti, 55) receberá o “Papo reto com a Civil”, que vem com chamada “Bora, se liga, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes é crime”. 


A atividade será conduzida pela delegada Kelly Rocha Azarias Brasil, do NUCRIA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), da Polícia Civil, e por Cristina Watarai, psicóloga do mesmo núcleo.


Na próxima semana, dia 21 de maio, ainda será realizada uma outra iniciativa. Trata-se do “Encontro com pais e responsáveis do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches”. O trabalho será desenvolvido no auditório da instituição, que fica na rua Jacarezinho, 80, Parque das Indústrias.


BLITZ EDUCATIVA


A conscientização no trânsito também é parte da programação alusiva ao 18 de maio, em prol do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Diferentes regiões recebem as atividades desde a última segunda-feira (13), diariamente, até esta quinta (16).


Houve intervenção nesta terça-feira (14), na avenida das Laranjeiras, e quinta-feira (15), nas imediações do Boulevard Shopping. A Rede Leste 4 preparou quatro atividades nos dias 13, 14, 15 e 16 de maio, na UBS Mister Thomas. E as Redes Centro A e Centro B realizaram a blitz educativa hoje pela manhã, na Alameda Miguel Blasi, próximo ao Edifício Júlio Fuganti.


OFICINAS TEMÁTICAS


A Rede Intersetorial de Proteção à Criança e Adolescente Sul B realizará, no dia 16 de maio, uma oficina temática sobre o Dia 18 de Maio com o Movimenta CRAS, na Igreja Nova Aliança, a partir das 9h30.


Já a Rede Intersetorial de Assistência Social Sul A fará três oficinas temáticas sobre proteção das crianças e adolescentes. Os temas serão “Conselho Tutelar: qual o papel do órgão na proteção da criança e adolescente?”; “CREAS: qual o papel na proteção deste público”; e “CRAS: Batalha de rima (adolescentes das oficinas) Teatro do Oprimido”.


As três atividades irão ocorrer, conjuntamente, em três locais: no dia 21 de maio, no Instituto União para a Vitória e no Colégio Estadual Thiago Terra; e no dia 23 de maio, no Colégio Estadual Professor Carlos Augusto Mungo Genez.


Ainda pela Rede Oeste, haverá no dia 16 de maio uma ação comunitária intitulada “Mundo Divertido das Crianças e Adolescentes”, aberto a todas as famílias. O evento será ao lado do CRAS Oeste A, localizado entre as ruas Severino Peba Rolim e Adelina Piqueti Barros. De manhã, a movimentação será das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h.


O local receberá apresentações, exposições, comidas e atividades sobre direitos e proteção das crianças e adolescentes.


Continue lendo