Londrina

Começa corrida por vagas ociosas da UEL

29 abr 2003 às 11:13

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abre inscrições na próxima semana para a transferência de estudantes de outras instituições de ensino superior.

Segundo o coordenador pedagógico da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Luiz Rogério Oliveira da Silva, entre 300 e 400 vagas serão disponibilizadas.


A novidade este ano é que a UEL não está exigindo a equivalência de currículo. O conhecimento do estudante será testado em uma prova de múltipla escolha onde a nota mínima é cinco.


Uma vez aprovado, o aluno não terá que cursar disciplinas em regime de dependência caso ainda não as tenha estudado.


Isso abre possibilidade para que alunos de medicina, por exemplo, peçam a tranferência para a UEL mesmo que não estudem no sistema PBL, adotado pela instituição.


Silva informou que a maioria dos 41 cursos terão vagas, mas somente no sábado será divulgado o edital com os cursos, vagas e turnos disponíveis.


''Os professores ainda estão fechando as notas e tem também um prazo para a transferência interna de turno dos alunos'', justificou.


Alunos de outros países também podem pedir tranferência, mas o coordenador salientou que a preferência é para os estudantes do território nacional.


A última vez que a UEL fez essa seleção, em 2001, cerca de 800 alunos concorreram às vagas, que historicamente ficam entre 300 e 400.


Por causa da greve, não houve processo de tranferência no ano passado. De acordo como coordenador, essas vagas são de alunos que desistem, cancelam ou trancam a matrícula do curso.


Para se transferir, o estudante não pode estar nem no primeiro nem no último ano do curso e a faculdade em que estuda precisa ter autorização do MEC para funcionar.


As inscrições acontecem entre 5 e 7 de maio e a UEL cobra taxa de R$ 60. É preciso levar documentos pessoais, cópia do RG, uma foto 3x4 e comprovante de que está estudando em uma instituição de ensino superior.

As provas acontecem dia 18. Para mais informações, acesse www.uel.br ou telefone para (43) 3371-4393.


Continue lendo