A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai implementar, a partir de 7 de novembro, 14 novos pontos de radares nas ruas de Londrina. Dez dos equipamentos fiscalizarão o excesso de velocidade e o restante também pode capturar avanços de semáforo e paradas sobre a faixa de pedestre.
Durante uma semana, a CMTU, por meio de seus agentes, estará nesses pontos realizando um trabalho de conscientização e alertando que as áreas passarão a ser monitoradas por equipamentos.
Londrina mantém em operação 65 pontos de monitoramento eletrônico instalados em 2021, além de 40 câmeras de videomonitoramento. De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, major Mário Celso Andrade, a ampliação do monitoramento eletrônico ocorre porque as estatísticas demonstraram necessidade de intervenção.
Leia mais:
Londrina abre inscrições para cursos de qualificação profissional
Obras em centros de estudos mudam cenário da UEL
Cursinho da UEL aprova 79 estudantes no Vestibular 2025
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
“Nosso intuito é fazer das ruas espaços mais seguros. Muitos equipamentos estão instalados de modo estratégico, de modo a permitir que o pedestre cruze a via em segurança, sem correr o risco de ser atropelado”, argumentou.
Confira a localização dos novos radares
Velocidade Máxima permitida – 40 Km/h
Rua Bento Munhoz da Rocha Neto (Cruzamento com Rua João Wycliff; com Display de velocidade)
Rua Rio Grande do Sul (Cruzamento com Rua Amapá; com Display de velocidade)
Velocidade Máxima permitida – 50 Km/h
Av. Angelina Ricci Vezozzo (próximo ao Ribeirão Lindóia)
Av. Águia Imperial (Cruzamento com Rua Perdizes)
Av. Arthur Thomas, 1880
Av. Máximo Peres Garcia, 630
Av. Ayrton Senna da Silva (cruzamento com Rua Caracas – sentido Norte/Sul; com Display de velocidade)
Av. Ayrton Senna da Silva (cruzamento com Rua Caracas – sentido Sul/Norte; com Display de velocidade)
Velocidade Máxima permitida – 60 Km/h
Avenida Francisco Gabriel Arruda, 449
Rodovia Mábio Gonçalves Palhano (Cruzamento com Rua Rubens Carlos de Jesus)
Já os radares mistos, ou seja, que fiscalizam velocidade, avanço de semáforo e a parada sobre a faixa estarão presentes nas seguintes localidades:
Velocidade Máxima permitida – 40 Km/h
Rua Uruguai (Cruzamento com rua Bolívia)
Rua Bahia (Cruzamento com rua Amapá)
Velocidade Máxima permitida – 60 Km/h
Av. Winston Churchill (Cruzamento com Av. da Liberdade)
Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Cruzamento com Rua Amapá)
Má educação dos motoristas
Em setembro, a CMTU iniciou um estudo sobre o excesso de velocidade e desrespeito às normas de trânsito em alguns pontos de Londrina, com o objetivo mapear o comportamento dos motoristas nas vias inspecionadas.
Foram tomados como critérios utilizados o alto fluxo de veículos e pedestres, a dinâmica do trânsito, as solicitações da população e o programa Visão Zero, que tem como conceito a compreensão da vida como prioridade, tirando os veículos do centro dos debates sobre trânsito, focalizando o pedestre e dando atenção à prevenção de atropelamentos e acidentes.
Durante o período analisado pela CMTU, o abuso de velocidade e o desrespeito às sinalizações e normas de trânsito foram verificados em todos pontos monitorados, colocando em risco a vida de pedestres, ciclistas e motoristas.
Diante dos resultados da avaliação, a companhia concluiu que o monitoramento eletrônico é a melhor alternativa para avançar na preservação de vidas nesses locais, coibir o abuso de velocidade, bem como o desrespeito às normas de trânsito.