Londrina

CMTU proíbe caçambas no Calçadão de Londrina

11 jul 2003 às 20:44

A partir deste sábado, está proibida a colocação de caçambas em toda área do Calçadão de Londrina (área central). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelo presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Wilson Sella, que também proibiu o trânsito de caminhões no local, normalmente utilizados para o transporte de mercadorias e retirada de lixo.

De acordo com a lei municipal 6.521/96, a multa para quem desrespeitar a proibição vai de R$ 50,00 a R$ 1.200, dependendo da infração. Os empresários do setor criticaram a decisão.


Segundo Sella, a medida visa liberar a área para os pedestres, proteger o piso em petit pavet e evitar o acúmulo de entulhos e lixo normalmente depositados nas caçambas. Ele completou que as caçambas serão permitidas apenas nas ruas transversais ao Calçadão para que o lixo ou entulho produzido pelo comércio seja transportado até essas vias.


A fiscalização da medida ficará a cargo da diretoria de Trânsito da companhia. Segundo o diretor Álvaro Grotti Júnior, os agentes realizam diariamente um trabalho de fiscalização de problemas de postura no Calçadão e a partir deste sábado estarão atentos também ao cumprimento dessa medida. ''Não é possível que a cidade continue pagando pelos estragos cometidos no Calçadão'', disse Grotti.


O diretor não acredita que a medida irá gerar muitas reclamações por parte de proprietários de empresas de caçambas e comerciantes. Grotti frisou que os comerciantes terão que adquirir novos hábitos e respeitarem as determinações da lei. ''Existem locais próximos que podem abrigar as caçambas'', comentou.


Mas o anúncio não agradou a Associação dos Transportadores de Entulhos de Londrina (Apel). O vice-presidente da entidade, Cláudio José Mendes, afirmou que a lei 6.521/96 permite que caçambas sejam colocadas nos locais demarcados existentes no Calçadão. ''Eles (prefeitura) que estão desrespeitando uma lei municipal'', reclamou.

Para Mendes, os estragos existentes no piso do Calçadão não foram causados pelo tráfego de caminhões ou pelas caçambas. Segundo ele, a forma utilizada pela CMTU para limpar o piso, com a utilização de caminhões-pipa e uma forte ducha de água, é que provocou os estragos. ''Já são quase três anos que o Calçadão não passa por uma reforma. E ainda fazem a manutenção de forma errada'', afirmou.


Continue lendo