Atualmente, o londrinense que faz a separação do lixo reciclável precisa usar sacolas plásticas ou caixas para entregar o material às cooperativas de reciclagem. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) suspendeu a entrega dos chamados sacos verdes há alguns meses alegando dificuldades financeiras. O órgão, entretanto, deve voltar a oferecer os recipientes ao londrinense ainda este ano. A companhia abriu um processo de licitação para comprar 10 milhões de sacos verdes.
O edital, já publicado no site da prefeitura, tem valor máximo de R$ 3.684.451,12. A companhia pretende gastar até R$ 36,26 por pacote de cem sacos verdes de cem litros. Na especificação do material, contida na licitação, a CMTU exige que o compartimento plástico tenha tamanho de "75 cm x 90 cm, espessura de 0,6 micras, polietileno, solda fundo estrela, embalado em pacotes com 100 (cem) unidades, devendo estes apresentarem impressos em cada embalagem, de forma visível e de fácil leitura, a marca do produto, fabricante, CNPJ, n.º do lote, peso e quantidades de sacos, dimensão do produto, capacidade nominal em litros e quilogramas, estando ainda em conformidade com as normas da ABNT".
O contrato com a empresa vencedora da licitação terá validade de um ano e poderá ser prorrogado por mais doze meses. A CMTU se reserva no direito de solicitar a entrega dos sacos "de forma parcelada, conforme a necessidade (...) e mediante expedição de requisição pela Coordenadoria de Coleta Seletiva".
A empresas interessadas têm até o dia 24 deste mês para enviar propostas à companhia.
Detalhes do edital podem ser conferidos aqui.