Técnicos da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) deram início às medidas necessárias para implantar em 1,6 mil metros da Avenida Duque de Caxias (entre a Juscelino Kubitschek e a Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste) a faixa exclusiva para os ônibus do transporte coletivo urbano.
A mudança viária já ocorreu na Rua Professor João Cândido, entre a JK e a Benjamin Constant. O objetivo é dar mais agilidade aos ônibus e incentivar a população a utilizar os coletivos.
Ontem funcionários da CMTU terminavam a instalação das colunas de identificação no trecho entre a Rua Pará e a JK. No total, a avenida terá 20 placas informativas.
As mudanças na Duque de Caxias vão suprimir 169 vagas de estacionamento. Por isso, o principal grupo contrário à medida é o dos comerciantes da avenida.
Comissão formada por comerciantes da Duque de Caxias participou de reunião na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), ontem, para discutir a situação. Segundo um dos membros do grupo Fábio Maran, os empresários haviam apresentado sugestões para melhorar o tráfego na avenida, entre elas a sincronização dos semáforos.
Segundo ele, como as sugestões não foram aceitas, cada empresário vai procurar a melhor solução para não perder clientes, como por exemplo oferecer vagas gratuitas. (Com informações de Mariana Guerin/Equipe Folha)