Londrina

Ciclovia dá sentido único às ruas em volta do aterro

26 mar 2010 às 12:55

As ruas Professor Joaquim de Matos Barreto e Bento Munhoz da Rocha Neto terão sentido único a partir da conclusão da ciclovia que está sendo sinalizada em volta do aterro.

As duas vias já tiveram o sentido único implantado em volta do Igapó 2 (a rua Bento Munhoz só vai da rua Maringá para a avenida Higienópolis e a Joaquim de Matos Barreto tem o sentido contrário) quando a Prefeitura implantou a primeira ciclovia naquela região. Foram efetivadas duas pistas para carros – o estacionamento foi suprimido – e a terceira pista foi isolada para o tráfego exclusivo de bicicletas.


"Vamos continuar a ciclovia até o aterro e as ruas em volta terão o mesmo sentido já implantado em volta do Igapó 2", disse Carlos Alberto Hirata, diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), responsável pelo projeto das ciclovias.


A ciclovia ao redor do aterro terá 1,6 mil metros, começando na Avenida Maringá em direção à Rua Prefeito Faria Lima. No entanto, a pista não passará por cima desta via, para evitar acidentes. A ciclovia continuará por cima do aterro, atrás do campo de futebol, onde serão feitas passagens para os ciclistas.


Mas quem está andando de bicicleta na ciclovia do Igapó 2 e deseja ir para a ciclovia do aterro deverá ter cuidado: neste cruzamento há apenas faixas de pedestres e nenhuma travessia específica para bicicletas. Além disso, os carros costumam desenvolver altas velocidades ao cruzarem a rotatória das avenidas Maringá e Ayrton Senna.

Funcionários do município já começaram as obras de pintura de faixas nas duas vias ao redor do Aterro do Igapó.


Continue lendo