A chuva de meteoros Eta Aquarídeos poderá ser observada neste fim de semana. Em Londrina, o Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) em parceria com o MCTL-UEL (Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina) vai realizar uma observação astronômica. O grupo se concentrará primeiramente na Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto, no sábado (4), entre 22h30 e 23h.
Em seguida, sairão em caravana rumo ao final da Estrada do Limoeiro para acompanharem o fenômeno. O grupo adiantou que apesar da chuva de meteoros poder ser observada a olho nu, telescópios estão montados para que as pessoas possam ver Júpiter e Saturno. O local fica no 12 km após o Tiro de Guerra de Londrina. Trata-se de um ponto mais distante das luzes da cidade, que atrapalham a observação dos meteoros.
Conforme o Gedal, meteoros ocorrem quando pequenas partículas de poeira cósmica caem na atmosfera terrestre fazendo com que o calor gerado pelo atrito com a atmosfera acabe queimando o fragmento, dando origem aos meteoros ou como são popularmente conhecidos: estrelas cadentes. "De tempos em tempos, a Terra cruza com a órbita de alguns cometas, e essas órbitas podem estar 'sujas' com fragmentos deixados por esses astros, durante suas passagens. Quando isso ocorre, podemos ter muitos meteoros, num fenômeno que chamamos de chuva de meteoros", esclarece.
A chuva de meteoros deste fim de semana leva o nome de "Eta Aquarídeos" porque surgem no céu em uma região onde fica a estrela "Eta", da constelação de Aquário. "O mais legal é de onde são esses fragmentos que veremos: do cometa Halley! O cometa mais famoso de todos os tempos, que passou por aqui pela última vez em 1986 e só deve voltar em 2061", apresenta o grupo.
Se você não puder ir ao encontro com o grupo, o ideal é buscar um local afastado das luzes da cidade. Segundo o grupo, para quem está em Londrina a constelação de Aquário estará surgindo no horizonte leste por volta da 1h, de sábado para domingo (4 e 5). Em uma noite considerada normal, é possível ver entre cinco e dez meteoros durante toda a noite. Mas adiantam que em uma chuva de meteoros para essa do final de semana, o número pode ser maior. O esperado, de acordo com o Gedal, é que 50 meteoros podem surgir por hora.
Caso chova ou esteja nublado, o evento poderá ser cancelado.