Foram intensificados nesta semana os trabalhos de limpeza e manutenção nos cemitérios municipais de Londrina para a chegada do Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (14), segundo a Prefeitura de Londrina, por meio da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários).
Como a data gera aumento do número de pessoas visitando esses locais, todos os 13 cemitérios geridos pelo município – cinco na área urbana e oito na zona rural – vão ter visitas das equipes da Acesf para que possam receber milhares de famílias nesse dia.
Conforme o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, um público de aproximadamente 40 a 50 mil pessoas circula pelos cemitérios municipais no Dia das Mães em Londrina. “Depois do Dia de Finados, essa é a segunda data que mais amplia a movimentação. Devido ao volume maior de visitantes, a Acesf está fazendo nesta semana uma limpeza geral em cada um dos cemitérios, com a lavagem dos ambientes e retirada de lixos e materiais, além da pintura de meio-fio padronizada, entre outras adequações pontuais”, comentou.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
É importante salientar, segundo Deliberador, que essa ação já é mantida regularmente por equipes da Acesf. “O que fazemos nos dias que antecedem o Dia das Mães, na realidade, é fazer uma última visita e dar atenção especial para deixar os locais ainda mais limpos e confortáveis para receber tantas famílias, que merecem prestar suas homenagens em um local agradável e sem incômodos”, frisou.
Na terça-feira (9), as atividades ocorreram no Cemitério Jardim da Saudade, o maior de Londrina, localizado na avenida Saul Elkind, região norte. Conforme a programação, posteriormente, a manutenção será levada para os cemitérios São Pedro (Centro), Padre Anchieta e São Paulo (região leste) e João XXIII (região sul). Paralelamente, todos os oito cemitérios dos distritos rurais também serão visitados nesses próximos dias, em Irerê, Paiquerê, São Luiz, Warta, Heimtal, Maravilha, Guaravera e Lerroville.
As famílias que quiserem fazer serviços de limpeza nos jazigos até o Dia das Mães, podem ir aos cemitérios em qualquer dia da semana, sem data limite, porém, respeitando o horário de funcionamento, das 8h às 18h. A exceção são os trabalhos de reforma, que poderão ser feitos somente até sábado (13). “Até a véspera do Dia das Mães será possível fazer esse tipo de manutenção normalmente, apenas se atentando para as regras já existentes de uso dos espaços, cumprindo o horário estabelecido, evitando fazer sujeira e sem deixar no local materiais ou recipientes que possam acumular água, bem como produtos e embalagens de plástico”, ressaltou o superintendente da Acesf.
No domingo do Dia das Mães,haverá equipes de funcionários da Acesf em todos os cemitérios, orientando o público e acompanhando toda a movimentação. Continua proibido levar plantas ou flores artificiais aos cemitérios, bem como a regra de não utilizar materiais de plástico, principalmente devido aos riscos à saúde coletiva, como é o caso da proliferação do mosquito da dengue. “Como já é de costume, as plantas naturais podem ser levadas para as homenagens e as artificiais devem ser evitadas. As outras recomendações são feitas para que todos possam colaborar com a boa manutenção dos cemitérios de Londrina”, finalizou.
Quem precisar localizar jazigos podem fazer suas consultas prévias pela internet, acessando a página da Acesf no endereço eletrônico www.acesf.com.br e clicar no banner Localizador de Jazigos. O órgão alerta que a busca deve ser feita inserindo corretamente o nome completo da pessoa falecida.