A Casa do Estudante da UEL será construída no campus uiversitário. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela reitora da UEL, Lygia Pupatto e o deputado federal Paulo Bernardo (PT).
A UEL vai receber R$ 800 mil do Ministério da Educação para a construção da Casa do Estudante no Campus. A verba foi aprovada através de emenda genérica apresentada pela bancada federal do Paraná, em 2003, com recursos do orçamento de 2004, mas só no final do ano foi possível definir a liberação.
A reitora informou que a previsão é que as obras comecem em abril e que a nova Casa do Estudante possa estar concluída até janeiro de 2006, para abrigar os alunos já no início do ano letivo.
O prédio da antiga Casa do Estudante, no centro da cidade, será demolido e o material reaproveitado para construção de casas para pessoas carentes, através de convênio com a ONG Onde Moras. No local deverá ser construída a Casa de Cultura da UEL. Um projeto já está sendo elaborado para a busca de financiamento.
O prédio será construído no terreno localizado abaixo da PROGRAD, ao lado da Cidade Universitária. O projeto não está pronto, mas pelos estudos, a nova Casa do estudante deve ter em torno de 1.350 metros quadrados de construção, 48 quartos para três estudantes cada, e espaços coletivos como recepção, sala de estudos, sala de estar, uma pequena copa e lavanderia.
Enquanto a nova Casa não fica pronta, os 72 estudantes que ainda vão passar por seleção sócio-econômica, ficarão alojados num prédio alugado pela UEL no centro da cidade. O imóvel deve ser entregue até o dia 10 de março. Depois será feita uma vistoria pela equipe técnica antes da liberação para abrigar os alunos.
Fonte: Notícia Digital/UEL