A ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) reúne nesta quarta-feira (24), a partir das 13h30, membros do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), ONG Londrina Pazeando, Câmara Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda para uma nova fiscalização de armas de brinquedo no comércio da cidade. O grupo sairá às ruas para orientar os empresários a renovarem o selo alusivo que receberam ao adotar o movimento.
A campanha "Arma não é brinquedo" tem como objetivo inibir a comercialização de armas de brinquedo e conscientizar a população de que o uso deste tipo de produto incentiva a violência.
Londrina possui mais de 80 lojas que trabalham com a venda de brinquedos e participam da campanha através do Selo Lei Municipal 9.188/2003, instituído em 2011.
Os estabelecimentos comerciais precisam fazer a renovação do selo a cada dois anos, passando por um novo processo de certificação. A entrega do 9º selo ocorrerá em uma solenidade na Câmara de Vereadores, em 21 de novembro, período em que se comemora o Dia Internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra.
Londrina é referência nacional em uma política pública de controle de venda de armas de brinquedo. A experiência londrinense inspirou Lei semelhante no Distrito Federal, Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro.
Confira o roteiro onde será realizada a fiscalização:
1. Comercial de Móveis Brasília (avenida Paraná nº. 606, em frente ao Ouro Verde)
2. Loja Havan (rua Benjamin Constant, 777, loja 01)
3. Brinquedo Feliz (avenida São Paulo, 955)
4. Móveis Brasília (Calçadão, Praça Gabriel Martins, avenida Paraná, 340)
5. Móveis Brasília (rua Benjamin Constant 1.185, Centro)
(* O cronograma abaixo será seguido dependendo do horário)
6. Ajimura (rua Sergipe, 798)
7. Loja das Novidades (Calçadão, Praça Gabriel Martins, 15)
8. Loja das Novidades (Calçadão, avenida Paraná , 576)
9. Mega Feira Escolar (rua Quintino Bocaiúva, 79)
10. Dinamus Papelaria (rua Quintino Bocaiúva, 120)
11. Fotos & Cia (rua Quintino Bocaiúva, 45)