Veículos pesados podem ser proibidos de trafegar no quadrilátero central de Londrina durante horário comercial para ampliar o espaço nas vias e melhorar a circulação do transporte coletivo e outros veículos leves na região com predominância de estabelecimentos comerciais e do setor de serviços.
Desde o ano passado, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) discute o assunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), já que a proibição é prevista na lei geral do Plano Diretor (10.637/2008). Atualmente, estão em debate os detalhes para regulamentar a limitação dos veículos pesados, entre eles, horários, área da proibição, tipo de veículos impedidos de circular na região central de Londrina e exceções, como os ônibus do transporte coletivo e máquinas utilizadas em obras. Após a discussão, um projeto de lei de autoria do Executivo deve ser enviado à Câmara Municipal de Londrina para aprovação dos vereadores antes da regulamentação da lei pelo Executivo.
Segundo a gerente de Trânsito do Ippul, Cristiane Biazzono Dutra, a carga e descarga deve ser permitida fora do horário comercial, por isso, empresas e lojas vão ter que se adaptar se a mudança for aprovada. "Por outro lado, os clientes passarão a ter mais vagas de estacionamentos disponíveis, o que beneficia o comércio. Hoje, temos 110 vagas de carga e descarga com capacidade para dois veículos leves. Com a proibição, as vagas seriam utilizadas no estacionamento rotativo da Zona Azul", argumentou.
Pela interferência no comércio da região, a gerente ressaltou a importância da participação da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) no debate. Segundo Cristiane, a proibição do tráfego de veículos pesados é uma tendência de cidades de médio e grande porte e citou o exemplo de Curitiba que limita a circulação por meio da Zona Central de Tráfego.
A gerente explicou que a limitação atual no horário disponível para carga e descarga é uma tentativa de melhorar o trânsito na área central. Os veículos pesados podem utilizar as vagas reservadas entre 7h e 12h sem necessidade de rotatividade ou cobrança pelo uso do espaço. "Pesquisas apontam que a maioria dos clientes circulam pela região no período da tarde. Assim, as vagas utilizadas para carga e descarga pela manhã ficam disponíveis na parte da tarde com a cobrança da Zona Azul."