Londrina

Caminhada do Coração deve levar 3 mil pessoas ao Igapó

25 set 2003 às 11:39

Conscientizar a população sobre a importância da prática de exercícios físicos como fonte de benefícios à saúde é a finalidade da 1ª Caminhada do Coração de Londrina, que ocorre neste domingo (dia 28), às 8h30, com saída na avenida Higienópolis, 2.400 (em frente ao consórcio União). As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação.

O evento deve reunir, segundo a organização, cerca de 3.000 pessoas. O dia 28 de setembro foi instituído pela Federação Mundial de Cardiologia o Dia Internacional do Coração.


De acordo com José Eugênio Zaninelli, um dos organizadores do evento e responsável pelas equipes de atletismo da FEL, a caminhada vai contar com apoio de 160 atiradores do Tiro de Guerra, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina.


O trajeto da caminhada será ao redor do lago Igapó 2. No início da atividade, os participantes irão receber senha para concorrer a brindes, como camisetas e bonés, que serão sorteados durante a realização do evento.


O coordenador do projeto Agita Londrina, médico e um dos organizadores do evento, Icanor Antônio Ribeiro, disse que, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 300 mil pessoas morrem anualmente em conseqüência de doenças do coração.


"O derrame e infarto agudo do miocárdio são os que mais matam", alertou. As principais causas, de acordo com o coordenador, são altas taxas de colesterol no sangue, obesidade, sedentarismo, diabetes, tabagismo e pressão alta.


A caminhada será uma forma de prevenção e conscientização também para os idosos. De acordo com a secretária municipal do Idoso, Maria Ângela Santini, a expectativa é que compareçam mais de mil pessoas com idade acima de 65 anos no evento.


"A atividade vai unir a 5º Caminhada do Envelhecimento Saudável, realizada todos os anos no domingo mais próximo do Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), com a 1ª Caminhada do Coração de Londrina", informou.

Com o lema "Pessoas idosas: uma nova força para o desenvolvimento", a Caminhada do Envelhecimento Saudável ocorre há cinco anos em Londrina. "É uma forma de beneficiar a saúde e valorizar os sentimentos dos idosos. Neste ano, será também uma caminhada para a reflexão sobre a paz", disse Maria Ângela, ressaltando que o evento integra as atividades da Semana da Paz.


Continue lendo