O vereador Mario Takahashi (PV) coordena nesta quarta-feira (9), a partir das 9h, no plenário da Câmara de Vereadores, uma reunião para discutir a viabilidade de implantação em Londrina de novos sistemas operacionais que permitam a devolução de troco ao usuário do estacionamento rotativo Zona Azul. O debate vai contar com a participação do gerente comercial da empresa Versul Tecnologia, de Novo Hamburgo (RS), Rafael da Rosa, que apresentará um software instalado nos parquímetros de Florianópolis (SC), que prevê, entre outras vantagens, a devolução de créditos pelo tempo não utilizado, aos usuários do estacionamento Zona Azul da cidade catarinense. O encontro, inicialmente marcado para a última semana, precisou ser reagendado para receber o empresário catarinense.
Mario Takahashi é autor do Projeto de Lei n° 124/2013, em tramitação no Legislativo Londrinense que estabelece a devolução de troco, em moeda corrente ou crédito, dos valores não utilizados pelo usuário do sistema de estacionamento regulamentado na cidade. Em razão das dificuldades técnicas apontadas para atender as exigências da proposta do vereador pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), atual permissionária do serviço de Zona Azul, o projeto recebeu um substitutivo do autor que está sendo analisado pela Comissão de Justiça e prevê, entre outras medidas, tolerância de 20 minutos para permanência na vaga de estacionamento pelo usuário, após vencido o prazo legal.
"Na verdade esta nova proposta ( o substitutivo) criou medidas compensatórias em favor dos usuários, mas pretendo voltar ao texto original do projeto que estabelece a possibilidade de troco ao consumidor e definir um prazo para implantação da nova dinâmica em Londrina", explicou Takahashi lembrando ainda que em Florianópolis o sistema é fornecido pela empresa Digicon, também responsável técnica pela instalação dos parquímetros em Londrina. "Lá ( em Florianópolis) a Digicon fez uma parceria com a Versul e imagino que a nova tecnologia seja aplicável também à realidade da nossa cidade", argumentou Takashahi.
Devolução em créditos - O gerente comercial da Versul Tecnologia, Rafael da Rosa, disse em entrevista à ASCOM que além de apesentar o novo software usado nos parquímetros de Florianópolis, a empresa também mostrará sistemas utilizados em cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, que possibilitam a compensação de créditos por períodos não utilizados no sistema Zona Azul. Ele explicou que nas cidades onde não existem os parquímetros, foram instaladas centrais de monitoramento eletrônico que permitem o controle à distância dos veículos estacionados nas ruas.
O empresário esclareceu ainda que independente do sistema adotado - parquímetros ou monitoramento eletrônico - é fundamental a compra antecipada de cartão, para que o usuário possa ter acesso à devolução de créditos para futuras utilizações. Em Londrina, o estacionamento regulamentado Zona Azul oferece 2.100 vagas para veículos automotores e já foram instalados 237 parquímetros pela Epesmel.