Com as galerias ocupadas por membros e apoiadores do Marl (Movimento de Artistas de Rua de Londrina), a Câmara Municipal de Londrina aprovou na sessão desta terça-feira (4), em segunda discussão, o projeto de lei do Executivo que autoriza a outorga de permissão de uso de imóvel localizando na avenida Duque de Caxias, região central da cidade, ao Marl. Foram 15 votos favoráveis. Apenas três vereadores estavam ausentes na sessão e um se absteve. Eram necessários 13 votos favoráveis para a aprovação.
O Canto do Marl funciona em um prédio desativado na Duque de Caxias há dois anos e quatro meses. A votação para permissão do uso do espaço era pra ter sido realizada em novembro, mas foi adiada devido a um requerimento assinado por alguns empresários que se posicionaram contra a aprovação. Os artistas que estão no local se movimentaram e realizaram diversas ações, inclusive com empresários ao redor do local, que são favoráveis à continuidade do grupo. O local vem sendo revitalizado há cerca de dois anos para a realização de atividades culturais.
Em sua página no Facebook, o Marl agradeceu imensamente a todas e todos os "incontáveis apoiadores que desde o princípio do processo de ocupação não se omitiram e participaram ativamente de nossas atividades, estabelecendo uma forte rede de solidariedade em prol da arte e da cultura". "Agora nossa luta continua por recursos e espaços públicos para a arte e a cultura."
Feirão da Resistência
No dia 8 de dezembro, das 9h às 17h, o Canto do Marl recebe mais uma edição do evento cultural premiado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo a Cultura).
A segunda edição tem programação especial, que inclui apresentações circenses, oficinas culturais e apresentações musicais. Além disso, o Marl continua estimulando a economia criativa. Confira a programação neste link.