A principal área de lazer do centro de Londrina será reinaugurada nesta terça-feira (19). O Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon, localizado no centro de Londrina (entradas pela avenida São Paulo e saída pela avenida Rio de Janeiro) ganhou novos bancos, floreiras, calçamento novo, equipamentos de ginástica, módulo policial, banheiros e luminárias.
De acordo com o tenente-coronel Manoel da Cruz Neto, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, os policiais que atuam no módulo policial da rua Senador Souza Naves (em frente ao edifício Júlio Fuganti) serão transferidos para o novo módulo construído no bosque. Ainda segundo Cruz Neto, pelo menos um policial militar vai garantir a segurança do local durante 24 horas, além do policiamento que será feito pelas viaturas que circulam a região.
Muitos freqüentadores reclamam que o Bosque é ponto para uso de drogas e prática de sexo por prostitutas e travestis. No início do mês um adolescente de 16 anos foi assassinado com seis tiros no interior do Bosque.
R$ 240 mil na primeira etapa de revitalização
O trabalho de revitalização foi dividido em duas etapas. Durante a primeira, foram instalados dois postes de 12 m de altura, com quatro luminárias cada e mais 86 postes ornamentais de seis metros que alcançam além da copa das árvores. O gradil externo também passou por reforma, com nova pintura e acesso com a instalação de um portão na lateral do bosque (próximo a Catedral Metropolitana de Londrina).
As obras ainda contemplaram a recuperação do calçamento, dos equipamentos de ginástica e da calçada principal usada para caminhadas, com a troca do piso por uma composição em paver, pavimentos intercalados com peças de concreto. O local ganhou ainda uma cobertura que abriga mesas e cadeiras utilizadas para jogos, além de bancos de madeira, floreiras e lixeiras.
Durante a primeira etapa, também foram recuperados 23 bancos e substituídos outros 22. Brinquedos do parquinho foram recuperados e os banheiros também receberam melhorias para deixá-los em condições de uso. A intensificação na segurança é outro item do projeto de revitalização do Bosque, com a construção do módulo policial. A primeira etapa e a construção do módulo exigiram um investimento de R$ 240 mil, pagos pela Sercomtel.
Na segunda etapa, a ser executada nos próximos meses, um projeto da Prefeitura prevê um aproveitamento maior da área, com a construção de uma biblioteca infantil para a abrigar salas de jogos, leitura, pesquisa e de multimídia, além de um novo parquinho e banheiros. Novas parcerias estão sendo verificadas para a viabilização do projeto.
Informações da Prefeitura de Londrina