A Sanepar e o Consórcio Intermunicipal para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) realizam, nesta quinta-feira (9), o treinamento de professores de Londrina pelo Programa Pingo D’Água.
A cidade é a décima oitava a receber o treinamento neste ano. A meta, até dezembro, é transformar 2.440 professores - do 5.º ano do ensino fundamental, de escolas municipais de 35 municípios da bacia do Tibagi – em agentes multiplicadores e, com isto, conscientizar 33.390 alunos sobre a importância da proteção da bacia.
A programação apresenta soluções práticas para a implantação e gerenciamento de microbacia hidrográfica, que vão contribuir para a preservação dos recursos hídricos. Entre outros temas, é dada ênfase ao saneamento ambiental e uso correto da rede coletora de esgoto.
A Sanepar é parceira do Copati no Pingo D’Água desde sua criação há 11 anos. O Programa coleciona quatro importantes prêmios: Expressão Ecologia – 2003, Ministério das Cidades – 2006, Agência Nacional das Águas (ANA) – 2008 e Ministério do Meio Ambiente – 2010. No total, já participaram 12 mil educadores e 150 mil alunos, de 36 municípios. Neste ano, a Sanepar está viabilizando todo o material didático para professores e alunos. O investimento é de R$ 50 mil; além do recurso, a Sanepar fornece conhecimento e apoio técnico.