Londrina

Audiência vai discutir tráfego de caminhões de lixo em estrada rural de Londrina

09 set 2014 às 14:14

Os moradores do patrimônio Selva e do distrito rural de Maravilha conseguiram agendar, com o aval do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), a realização de uma audiência pública no próximo dia 26 para discutir o recorrente problema da utilização da Estrada do Grilo (zona sul de Londrina) pelos caminhões que transportam lixo até a Central de Tratamento de Resíduos (CTR). O agendamento foi feito durante reunião realizada na última sexta-feira (5) pela Comissão Especial dos Distritos da Câmara de Vereadores.

De acordo com Péricles Deliberador (PMN), relator da Comissão Especial, o trecho de aproximadamente oito quilômetros de terra da Estrada do Grilo, com início na PR-445 em frente ao Posto Serrinha até a Rodovia João Alves da Rocha Loures, é intensamente utilizado por caminhões de lixo que trafegam em alta velocidade e causam sérios problemas de manutenção viária.


"Além disso, por ali passam diariamente mais de 50 caminhões e os moradores que residem às margens da estrada já não aguentam mais a poeira e o barulho até altas horas da noite,"explicou o vereador. Por isso os moradores aguardam que as possíveis soluções para o problema sejam apresentadas pela Administração Municipal durante audiência pública, em local que deverá ser divulgado oportunamente.


Festas rurais – Já em relação ao incentivo, reivindicado pela comunidade, para a realização de festas temáticas na zona rural, a prefeitura ainda não concluiu o estudo que deverá apontar novas alternativas para o repasse de verbas, uma vez que a maioria dos eventos não atende as exigências do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). A exceção é para a festa do Café e do Frango, realizada recentemente no distrito de São Luiz com recursos do Programa, embora insuficientes para bancar o evento.


Por isso, os representantes dos distritos deverão procurar a Secretaria Municipal de Cultura para definirem as particularidades e as necessidades de cada festa. " A Comissão da Câmara de Vereadores deverá acompanhar as reuniões que deverão ser agendadas na Secretaria Municipal de Cultura", informou Deliberador.

Além do vereador e moradores da zona rural de Londrina, participaram da reunião com o prefeito de Londrina a vereadora Lenir de Assis (PT); a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana e o assessor especial dos distritos, José Luiz Vicente da Silva.


Continue lendo