O diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, autorizou a transferência de 14 agentes de cadeia pública, sendo 12 homens e duas mulheres, do 4º Distrito Policial (4º DP) de Londrina para a unidade 2 da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL 2), localizada na Rodovia João Alves da Rocha Loures, na zona sul de Londrina. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (20). Cartaxo justificou que o remanejamento de pessoal se justifica pela defasagem de mais de 34% de profissionais do sexo masculino para cuidar dos detentos na PEL 2.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Depen, a transferência também foi motivada pelo esvaziamento das celas do 4º DP, realizado na última semana. Inicialmente, 120 dos 154 presos foram removidos para a PEL 2. O restante, segundo Cartaxo, aguardaria as audiências de custódia que definiriam ou não pela soltura dos suspeitos. Além da ausência de mais agentes, o Depen argumentou que não teria mais necessidade dos servidores ficarem na delegacia, já que os detentos estão sendo removidos.
Em agosto, o mesmo processo envolvendo presos e agentes aconteceu no 5º Distrito Policial, no conjunto Luis de Sá, zona norte de Londrina. A delegacia foi esvaziada e os servidores do Depen foram encaminhados para a PEL 2. A unidade tinha espaço para 24 pessoas, mas estava superlotada, com 130 detentos.
Ainda de acordo com a assessoria, nenhum dos 16 agentes nomeados neste ano veio trabalhar em Londrina. Enquanto isso, permanecem alguns profissionais no 4º DP para registro de flagrantes, assim como o 3º DP, que abriga as detentas. Os demais agentes serão remanejados para o sistema prisional.
(atualizada às 17h)