A anorexia matou uma jovem de 25 anos neste sábado em Londrina. Sílvia Portes Zarpelão morreu de manhã em sua casa, no Jardim São Pedro (Zona Leste), possivelmente de desnutrição, segundo o médico do Siate Gustavo Queiroz, que atendeu a ocorrência.
Ela sofreria de anorexia nervosa, em decorrência da depressão, e já era submetida a tratamento psiquiátrico. Aparentemente, a mulher tinha 1,60 metro e estava pesando cerca de 30 quilos.
A família de Sílvia foi procurada pela reportagem mas o pai, muito abalado, preferiu não dar entrevistas. De acordo com o médico, quando o Siate chegou ao local a jovem já estava morta. Informações preliminares dos familiares afirmam que ela havia caído no banheiro. Segundo Queiroz, a anorexia é um distúrbio psiquiátrico em que a pessoa não sente vontade de comer por se achar constantemente acima do seu peso ideal.
''A doença ocorre em função do quadro depressivo, é um distúrbio psiquiátrico, não de metabolismo. A pessoa com a doença vai enfraquecendo, fica desnutrida, e ocorre a falência de órgãos como os rins e os pulmões'', explicou o médico. Ele acrescentou que em hospitais já havia presenciado quadros de anorexia, mas que não haviam chegado a extremos, como este caso. Silvia será sepultada hoje às 10h30 no Cemitério São Pedro (centro).