Aprender, na prática, como funciona a produção do jornalismo em rádio. Com este propósito, a Alma Londrina Rádio Web leva o projeto “Estúdio de Rádio Móvel” às escolas e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) londrinenses. Patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Londrina, o projeto promoverá, até o final de sua realização, 8 oficinas.
A primeira delas foi realizada nesta terça-feira (23), na Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro, no Jardim Cafezal. No dia 26 de maio (sexta-feira), a Casa do Caminho, no bairro Aeroporto, receberá a equipe da web rádio. E no dia 1º de junho, será a vez do Marista Escola Social Irmão Acácio, Conjunto João Paz, Zona Norte de Londrina.
Conhecimento & ludicidade
O Estúdio de Rádio Móvel da Alma Londrina Rádio Web conecta seus participantes ao fazer radiofônico por meio de uma atividade que permite a prática de produção com equipamentos profissionais. Durante a sua realização, a equipe da Alma utiliza um jogo de cartas que simula a elaboração de um projeto cultural, com ênfase na produção radiofônica, e abrange temas e atividades relacionadas ao cotidiano de uma rádio, como locução, entrevistas, vinhetas, jingles, entre outras, para ensinar como planejar, gravar, editar e veicular o conteúdo jornalístico em uma rádio.
Usando a descontração para apresentar como se faz rádio na prática, a Alma Londrina Rádio Web envolve os “aprendizes” destas oficinas de maneira lúdica, agrega conhecimento e ajuda a formar futuros comunicadores, porque estimula a interação, o trabalho em equipe e aguça a curiosidade para a pesquisa de temas como ética, cidadania e cultura popular na apuração de uma notícia e produção de um programa.
O resultado de cada oficina será transformado em produtos radiofônicos do gênero “rádio surpresa” – quando um programa é produzido e gravado sem que os participantes saibam qual é o final - e disponibilizado no site www.almalondrina.com.br .