O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) confirmou nesta terça-feira (15) que o acesso ao campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) pela avenida Castelo Branco, sob o viaduto da PR-445, será reaberto nesta quinta-feira (17).
De acordo com o superintendente regional do DER-PR, José Ferreira Heidegger, os trabalhos continuarão no entorno do viaduto, que integra as obras de duplicação da rodovia estadual. "Das quatro pistas que existem ali, duas serão liberadas até que a gente faça o rebaixamento das vias", informa.
Sem data para ocorrer, o rebaixamento das pistas será feito para adequar a altura dos viadutos. A parte mais antiga tem um vão de 3,5 metros, medida que também foi utilizada na construção da parte mais nova, erigida nos últimos meses. A ideia, no entanto, é utilizar um gabarito de 4,5 metros de altura, contando com o rebaixamento de 1 metro do trecho da avenida.
"Ainda não temos uma data, mas vamos começar primeiro pelos lados da avenida e depois vamos rebaixar as pistas. Esta etapa deve demorar menos de 3 semanas", estima Heidegger.
Atualmente, os veículos acessam a universidade apenas pela avenida Aniceto Espiga, que por conta dos constantes engarrafamentos conta com a utilização de agentes da CMTU para a orientação do trânsito nos horários de pico da instituição (8h e 19h). Somente a saída dos automóveis era possível pela Castelo Branco.