A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está cadastrando voluntários para trabalhar durante o feriado de Finados, celebrado no dia 2 de novembro. O londrinense que decidir ajudar pode se inscrever através dos telefones (43) 3372-7856 ou (43) 3372-7855. Ele orientará a população sobre os cuidados com as embalagens das flores, na entrada dos cemitérios.
A superintendente da Acesf, Sônia Gimenez, explicou que, durante o feriado, 80 servidores públicos estarão espalhados pelos 13 cemitérios municipais para orientar a população sobre a proibição da entrada de flores artificiais e uso de plásticos, ornamentações e papel celofane que envolvem os vasos. Ajudarão a população a encontrar a localização de jazigos, fornecerão mapas com o número das quadras, atenderão as dúvidas e orientarão sobre a importância de eliminar possíveis focos da dengue.
"No dia de Finados convocamos todos os funcionários da Acesf para realizar o trabalho informativo e pedimos que, as pessoas que puderem, nos ajudem cedendo uma hora de seu dia para orientar os visitantes dos cemitérios. Os voluntários nos ajudarão em um serviço simples, que é orientar os visitantes na entrada dos cemitérios a jogarem fora as embalagens dos vasos de flores para que não aumente o número de focos da dengue", explicou Sônia.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Durante o dia 2 de novembro, os cemitérios municipais estarão abertos para visitação das 7h às 18h. Aqueles que desejarem tirar dúvidas com a ACESF podem ir pessoalmente até a avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948 ou através do telefone (43) 3372-7850.
Focos da dengue
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Endemias, também está atenta ao combate ao mosquito transmissor da dengue nos cemitérios. Os técnicos de endemias intensificarão as vistorias nestes espaços a partir do dia 29 de outubro. Eles seguirão fiscalizando até dia 1° de novembro, param durante o feriado e retomam os serviços pós-finados.
A intenção é eliminar qualquer vestígio que possa acumular água. Além dos 13 cemitérios municipais, os agentes inspecionarão outros privados de grande porte. Os trabalhos iniciam às 8h e seguem até 14h, diariamente. A Secretaria de Saúde está disponibilizando 25 agentes para esta atividade.