Ao todo, 97,27% dos londrinenses que votaram no Plebisul, realizado no último sábado (7), apoiam a separação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil. Ao todo, o plebiscito somou 389 votos na cidade, 378 a favor da separação e 11 contra.
O plebiscito era informal e foi realizado pelo movimento "Sul é o meu país" em mais de 900 cidades. O resultado final será divulgado em breve.
O mau tempo prejudicou a participação da população no plebiscito, segundo os organizadores. Duas urnas não foram instaladas no calçadão pela manhã, como estava previsto, e uma tenda foi improvisada na barragem do lago Igapó somente às 12h para recolher as cédulas.
De acordo com Marcos Santos, um dos responsáveis pelo plebiscito em Londrina, a cidade possui 353.314 eleitores e a meta do movimento era atingir 5% desse valor, aproximadamente 17.666 votantes. "Os resultados ficaram muito abaixo da meta. Questões climáticas e desistência de voluntários são os motivos da baixa quantidade de votos em nossa cidade", contou. O total de participantes na cidade, 389, corresponde a 0,1% do total de eleitores locais.
A votação não possui validade legal. A consulta buscava, segundo os organizadores, conscientizar a população sobre a formação de uma nova nação independente de Brasília.
Paraná
Já as parciais do Paraná somam 77.947 votos. Deste total, 94,08% (73.332 votos) estavam preenchidas com "sim" pela separação. Foram 4.615 votos contrários à secessão, o equivalente a 5,92%. Os números ainda podem sofrer alguma alteração porque estão sendo auditados, segundo os organizadores.