Os 8ºC registrados na segunda-feira (24) em Londrina perderam o posto de temperatura mais baixa de 2021, até o momento, para os 7ºC apurados pelo IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) às 5h desta terça (25). As máximas devem alcançar os 24ºC.
A agrometeorologista Angela Costa tranquiliza aqueles que reclamam do frio, já que, segundo ela, as mínimas elevam-se até os 12ºC nesta quarta (26) e apresentam alta gradual durante a semana.
De acordo com a pesquisadora, mesmo com o índice ameno, o sol brilha na cidade e não abre espaço para instabilidades nas horas seguintes, já que uma massa polar estável rege o clima local. Somente na próxima tarde, a 'pequena Londres' pode ser contemplada com chuviscos em baixo volume.
Leia mais:
Em Londrina, professores da rede municipal lançam livro sobre educação patrimonial nesta quinta
Aeroporto de Londrina deve receber 64 mil passageiros em dezembro
Aumento salarial para vice-prefeito e secretários de Londrina terá impacto de R$ 3 milhões
Prefeitura de Londrina publica edital para licitar aquisição da Torre de Observação Rural
Em áreas vizinhas...
Os registros térmicos observados pelo IDR foram próximos ou abaixo do negativo em cidades sul-paranaenses, como Guarapuava (0,1ºC), São Mateus (-1,2) e General Carneiro (-3,3ºC). Esta região enfrentou geadas, aponta a meteorologia local.
Conforme Costa, em Londrina, o Alerta Geada, que monitora temperaturas extremas para o cultivo cafeeiro, não foi acionado, pois, por enquanto, as condições não indicam a chegada do fenômeno.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.