Folia, diversão, muitas 'ficadas', mas sem esquecer a prevenção no Carnaval. O Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), da Secretaria Municipal de Saúde, e a Comissão Municipal de Aids(Comuniaids), vão distribuir gratuitamente cerca de 50 mil preservativos aos foliões londrinenses durante os cinco dias de festa. A campanha vai contar com a participação da organização não-governamental Adé Fidan, que realiza trabalho com profissionais do sexo em Londrina.
De acordo com Edvilson Cristiano Lentine, coordenador do Programa Municipal DST/Aids, o trabalho de prevenção e orientação será realizado por cerca de 60 pessoas, a maioria voluntários e membros da Comuniaids. Além da distribuição dos preservativos, também serão distribuídos materiais informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis e as formas de prevenção.
A programação das entidades começa no dia 24, a partir das 22h, quando uma equipe fará uma blitz na avenida Lesta-Oeste, próximo ao prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
Já nos dias 25 e 26 a Adé Fidan vai abrir o desfile das escolas de samba, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, levando à avenida um bloco informando sobre as DSTs e a Aids.
Os foliões que forem pular o carnaval no Londrina Country Clube também receberão orientações da Secretaria da Saúde. De acordo com Lentine, uma equipe de cerca de 10 pessoas estará no clube entre os dias 25 e 28, a partir das 22h30, abordando as pessoas e distribuindo os preservativos.
Além disso, as unidades básicas de saúde de toda a cidade também vão distribuir camisinhas gratuitamente à população.
Informações da Prefeitura de Londrina