O poder transformador da leitura norteará as discussões da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro – maior evento literário do Paraná – que o Sesc PR realizará em todo o estado de quarta-feira (4) a domingo (8).
Vinte e sete cidades receberão escritores, contadores de histórias, companhias de teatros e diversos artistas para realização de mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades. Em Londrina, o evento será realizado na unidade Sesc Londrina Cadeião e Museu do Café, localizados na Rua Sergipe, nº 52.
O coletivo curatorial do evento é formado pela equipe de cultura das 27 cidades que receberão o evento e pela Gerência de Cultura do Sesc PR. Este grupo pauta e pensa a programação e neste ano propõe o tema “Ler para Mudar Histórias” que coloca o livro, a leitura e a literatura no centro da programação.
Leia mais:
Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina
Vila Cultural Adecom promove oficina de confecção de bonecas pretas neste sábado em Londrina
Ingressos para apresentação de balé clássico no Ouro Verde estão à venda em Londrina
Patinetes elétricos começam a funcionar, mas CMTU pede retirada
De acordo com a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank, a Semana Literária tem como premissa fomentar o mercado livreiro e editorial, formar e fortalecer leitores, incentivar a produção literária estadual, celebrar a literatura – principalmente a paranaense –, o livro e cumprir uma das missões do Sesc, “afinal, a literatura é um caminho de transformação social, um dos compromissos da nossa instituição”, pontua.
AUTORES CONVIDADOS
Com quase 300 horas de uma ampla programação, a Semana Literária promove uma série de diálogos e debates com escritores que versam sobre os mais variados temas, pensados desde a infância até o público adulto.
Abrindo a programação, a poeta e atriz Luiza Romão, autora dos livros Sangria, Coquetel Motolove e Também guardamos pedras aqui – que ganhou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Livro do Ano –, participa da mesa-redonda “Os percursos do poema”, com a filósofa Mar Becker, autora de Sal, Canção Derruída e A Mulher Submersa – que recebeu o Prêmio Minuano do Rio Grande do Sul e finalista do Prêmio Jabuti. O encontro será na quarta-feira (4), às 19h30, com mediação da técnica de atividades do Sesc Londrina Cadeião, Samantha Abreu.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: