Uma empresa de Jacarezinho (Região Metropolitana de Londrina) foi multada em R$ 75 mil por vender peixes betta sem a devida licença ambiental, além de ser acusada de praticar maus-tratos contra os animais. A investigação aconteceu no sábado (18).
Segundo a Polícia Ambiental, uma denunciada foi repassada pelo IAT (Instituto Água e Terra) e, por isso, os agentes foram até o local. Conforme apontava a denúncia, a empresa estaria vendendo os peixes em copos plásticos descartáveis.
No estabelecimento comercial, os policiais encontraram 45 peixes. Desse total, dez estavam em nove aquários, enquanto outros 35 estavam acondicionados nos copos plásticos de 500 mililitros.
Leia mais:
Filho entra em luta corporal com pai para proteger a mãe na região de Apucarana
Após denúncia, Polícia Militar apreende drogas e dois "Kit Roni"na Zona Norte de Londrina
Em Londrina, 21 presos não voltam após ‘saidinha’ de fim de ano
Um morre e outro fica ferido em acidente entre moto e caminhão em Ortigueira
Os copos, porém, foram considerados locais inadequados para o bem-estar e para a saúde dos peixes, já que os animais têm seus movimentos limitados e podem ser contaminados por suas próprias fezes. Essa ação configurou maus-tratos, o que rendeu uma multa à empresa.
Durante a fiscalização, a Polícia Ambiental questionou o responsável pelo estabelecimento sobre as notas fiscais dos animais e o proprietário não apresentou o documento, assim como a licença ambiental necessária para vender os peixes betta.
Diante dos fatos, a empresa foi multada em R$ 75 mil. Os animais encontrados foram resgatados e encaminhados ao Hospital Veterinário da UniFil (Centro Universitário Filadélfia), em Londrina, para que recebam os devidos cuidados.