Eleições 2010

TRE suspende pesquisa Ibope no Paraná

23 set 2010 às 22:51

O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, Luciano Carrasco, concedeu liminar suspendendo a pesquisa Ibope, encomendada pela RPC. O levantamento seria divulgado na noite desta quinta-feira (23). O questionamento da coligação 'Novo Paraná', que apoia Beto Richa (PSDB), foi baseado em irregularidades na metodologia.

O juiz sustentou que a suspensão da pesquisa se faz necessária em virtude de desatenções com relação a requisitos estabelecidos pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado também acrescenta que a pesquisa pode ser tendenciosa porque previa apenas um segundo turno entre Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT).


O TRE estipula multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento.


Pesquisa sem registro
A coligação "A união faz um novo amanhã", que representa Osmar Dias (PDT) protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) uma denúncia contra um suposto e-mail que teria sido mandado pelo endereço oficial da campanha de Beto Richa com uma pesquisa sem o devido registro.

Segundo Luiz Fernando Pereira, coordenador jurídico da campanha de Osmar, a representação eleitoral visa punição à coligação adversária, que poderia resultar em pena de até seis meses de detenção. No levantamento, Richa apareceria dez pontos à frente de Osmar Dias.


Continue lendo