Eleições 2010

Quase 300 presos votam no Paraná

03 out 2010 às 09:05

No Paraná, 281 presos provisórios e adolescentes que estão em unidades de internação vão votar nas eleições de hoje (3). Segundo Marden Machado, da Coordenação das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, o projeto está sendo implantado no estado pela primeira vez.

Na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, o TRE entregou 35 títulos eleitorais. Somando os presos da ala masculina da penitenciária e da Casa de Custódia de Curitiba (CCC), no município de Araucária, 196 homens que participarão do processo.


Estão incluídos ainda no projeto 50 adolescentes do Centro de Socioeducação São Francisco e do Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais.


O alistamento eleitoral nos presídios e nas unidades de internação de adolescente terminou no dia 5 de maio, com o objetivo de dar o direito de exercer a cidadania àqueles que ainda não tiveram condenação criminal definitiva, bem como aos adolescentes entre 16 e 21 anos que cumprem medida socioeducativa de internação.


De acordo com Marden, as eleições nessas unidades seguirão o mesmo esquema de todos os outros locais de votação.

Poderão votar também nas urnas instaladas nessas instituições servidores do sistema penitenciário, membros da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, da Defensoria Pública, mesários, entre outros servidores que estarão colaborando com a Justiça Eleitoral.


Continue lendo