Eleições 2010

Pé vermelho, Beto Richa vai governar o Paraná

03 out 2010 às 21:49

O ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) foi eleito governador do Paraná em 1º turno. Ele venceu a disputa com o senador Osmar Dias (PDT) com quase 400 mil votos de diferença. Nos principais colégios eleitorais, como Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel, o tucano teve grande vantagem em relação ao pedetista.

"Obrigado Paraná. Vitória de todos! Começa um novo tempo, de respeito e de diálogo", disse o eleito em seu Twitter, que conta com quase 17 mil seguidores.


Em entrevista coletiva após a vitória, Richa prometeu esquecer as divergências partidárias com os senadores eleitos, Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB). "Não vou aparelhar a máquina só para fortalecer meu partido. Vou fazer o melhor pelo Paraná. Sempre tive relações respeitosas, provei isso como prefeito. É obrigação de quem é eleito, defender os interesses do seu povo, sem fazer politicagem", disse.


Em Londrina, terra natal do candidato, a vantagem foi superior a 100 mil votos. Ao fim da apuração, Richa teve 52% dos votos, contra 45% de Osmar Dias.


Beto Richa nasceu em Londrina, em 29 de julho de 1965. É filho do ex-governador José Richa e de dona Arlete Richa. Graduou-se em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Casado com Fernanda Bernardi Vieira Richa, tem três filhos: Marcelo, André e Rodrigo.


Iniciou a vida pública em 1994, elegendo-se deputado estadual pelo PSDB. Quatro anos depois foi reeleito. Como deputado, aprovou projetos de grande repercussão social e econômica. É de sua autoria a lei que estabelece indenizações às famílias de ex-presos políticos. Também é de sua iniciativa a lei que determina a instalação de câmeras de segurança, monitoramento e vigilância nas instituições bancárias. A criação do Fundo Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas também foi proposta por Beto Richa.


Em 2000, foi eleito vice-prefeito de Curitiba e, no primeiro ano de mandato, também exerceu as funções de secretário municipal de Obras. Em 2004, Beto Richa foi eleito prefeito de Curitiba. Seu plano de governo foi registrado em cartório e suas metas foram inteiramente cumpridas.

Richa foi reeleito prefeito de Curitiba em 2008 com mais de 77% dos votos, votação recorde na história da cidade.


Continue lendo