José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU) estão em extremidades opostas do espectro ideológico, mas adotaram estratégia idêntica no horário eleitoral gratuito. Com exíguos 55 segundos na TV, ambos os candidatos à Presidência usam os filmetes para convidar os telespectadores a visitar seus sites. A ideia é exportar para a internet o que lhes falta tempo para fazer na televisão: detalhar propostas para conquistar o eleitor.
As aparições serão sempre às terças-feiras à noite, logo depois do programa na TV - "para não engessar a agenda". A primeira experiência, na semana passada, atraiu 2.165 internautas. Pareceria pouco para os líderes na corrida presidencial. Eymael, porém, afirma que superou as expectativas. "Tem o fenômeno do retweet (quando usuários do Twitter passam adiante uma mensagem). Você nunca sabe onde essa rede acaba", diz o candidato.
O candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, ainda não recorreu à mesma estratégia, mas promete adotá-la nos próximos programas.
Para o consultor político Lucas Copelli, sócio-diretor da Vallua Consultoria de Gestão, o alcance da medida é limitado. "Só vão entrar no site, buscar mais informações, aqueles eleitores que já têm simpatia pelo candidato", opina. As informações são do O Estado de São Paulo.