Eleições 2010

Ministério Público lança campanha pelo voto limpo

24 set 2010 às 14:42

A pouco mais de uma semana das eleições que acontecem em 3 de outubro, procuradores-gerais de Justiça de todo o país lançaram nesta quinta (23), em Salvador, na Bahia, durante reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), uma nova campanha nacional contra a corrupção.

Com o mote "Passado Sujo Não Dá Futuro. Vote Limpo!", o movimento tem o apoio de organizações públicas, privadas e do chamado terceiro setor, e é parte de uma campanha mais antiga, lançada ainda em 2004, com a chamada "O que você tem a ver com a corrupção?".


A iniciativa é dirigida aos mais diferentes públicos, principalmente àqueles jovens que votarão pela primeira vez.


Segundo o promotor de Justiça do Espírito Santo, Sérgio Dário Machado, coordenador nacional da campanha, o Brasil é um dos integrantes da lista dos países mais corruptos do mundo e o custo anual da corrupção entre nós, conforme levantamentos realizados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), supera a casa dos R$ 60 bilhões.

"Esse prejuízo econômico e social se reflete em áreas tão importantes como a educação, saúde, habitação, saneamento básico e infraestrutura, e só faz agravar ainda mais a desigualdade social. Mas como reverter essa situação? A mudança desse quadro só depende de nós, eleitores. Aproveitemos estas eleições para começar!", destacou. O promotor capixaba sustenta que somente o voto livre e consciente pode extirpar a corrupção, banindo da vida pública aqueles candidatos que já demonstraram não merecer o crédito da população.


Continue lendo