Eleições 2010

Juiz determina retirada de vídeo com paródia de candidata

08 out 2010 às 21:50

A Justiça Eleitoral do Distrito Federal determinou hoje (8) a retirada de um vídeo veiculado no Youtube que faz uma paródia do programa da TV Globo A Grande Família e a candidatura de Weslian Roriz, que concorre ao governo do Distrito Federal. Com a decisão, o Google, responsável pelo site Youtube, deve retirar o vídeo da rede imediatamente.

Caso a decisão não seja cumprida 24 horas após a notificação, a empresa terá de pagar multa diária de R$ 10 mil. A medida também prevê que o Google forneça à Justiça dados sobre os responsáveis pelo conteúdo da gravação.


O juiz Teófilo Caetano Neto havia determinado, em caráter de urgência, a suspensão da gravação em vídeo. Ao confirmar no mérito a decisão, disse que "é livre a criação de sátiras ou paródias destinadas a enfocar o candidato, desde que, obviamente, não se transmudem em fórmula para o assaque de ofensas à sua honorabilidade"..

Ontem (7), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal recebeu outra representação dos aliados da candidata pedindo a suspensão de mais quatro gravações em vídeo disponíveis no Youtube. Eles apresentam imagens de debates e imagens editadas e som remixado com frases ditas por Weslian Roriz.


Continue lendo