O instituto Ibope divulgou nesta sexta-feira um relatório mostrando ter acerca o resultado de 98% das candidaturas ao governo e de 95% ao Senado (nesse ano foram disputadas duas vagas por Estado, o que aumenta a dificuldade de previsão pela indefinição maior na 2ª vaga).
Já nas pesquisas de boca de urna, realizadas em 18 Estados, houve 97% de acerto tanto nas 98 candidaturas ao governo quanto nas 147 candidaturas do Senado. (Clique aqui para ler o relatório)
Eleição Presidencial
Com relação à eleição presidencial, o Ibope admite ter registrado uma diferença fora da margem de erro no percentual obtido por Dilma Rousseff (PT), tanto na pesquisa da véspera como na da boca de urna. Entre os diversos fatores considerados, o Instituto aponta o alto índice de abstenção e o alto número de cargos que o eleitor tinha para escolher.
"Pode ter gerado erro do eleitor ao registrar seu voto, anulando-o involuntariamente. A maior probabilidade de erro entre eleitores menos escolarizados teria gerado maiores perdas de voto para Dilma do que para os concorrentes Serra e Marina", diz o comunicado enviado pelo instituto.