Eleições 2010

"Família Belinati" sai derrotada das urnas

03 out 2010 às 21:54

Considerado um fenômeno de votos em disputas eleitorais, o sobrenome Belinati foi derrotado nas urnas neste domingo (3). Eleito quatro vezes prefeito de Londrina, Antonio Belinati teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por ser enquadrado na lei do "Ficha Limpa" e ficou fora da disputa pela reeleição.

Mesmo assim, fez campanha para seu filho, Antonio Carlos Belinati (PP), que já havia ocupado uma cadeira na Assembleia entre 1999 e 2002. Nas urnas, o filho tinha apenas o nome de "Belinati", com o intuito de agregar mais votos. Não deu resultado. Antonio Carlos fez 32,3 mil votos e ficou longe de ser eleito.


Emilia Belinati (PSB), que já ocupou o cargo de vice-governadora no governo Jaime Lerner nos anos 90, também não teve sucesso e somou apenas 13 mil votos.


Antonio Belinati deixará a cadeira na Assembleia em 31 de dezembro, mas mantém esperança de continuar na vida pública. Ele tenta no Supremo Tribunal Federal (STF) reverter a decisão que cassou sua candidatura nas eleições para prefeito em 2008 e resultou no "terceiro turno" vencido por Barbosa Neto (PDT).

O Tribunal de Contas reviu a decisão que reprovava as contas de um convênio firmado pelo município com o DER em 1999, durante sua gestão. Utilizando esta revisão, ele acredita na possibilidade de voltar à prefeitura ainda este ano.


Continue lendo