A primeira reação do candidato derrotado por uma diferença de 0,9% de votos ao Senado por Amazonas, Artur Virgílio (PSDB), foi dizer que encerraria sua carreira política. "Vou voltar à diplomacia", teria afirmado o senador a amigos na noite de ontem. O senador é diplomata de carreira no Itamaraty, licenciado desde 1988 para exercer cargos eletivos.
Na noite de ontem, o senador teria dito em entrevista a um jornal local que houve "derrame de dinheiro" para eleger Vanessa (Grazziotin, do PCdoB)". "Tenho muita estima por ela (Vanessa), mas sei que ela não tem um pau para dar em gato", teria declarado o senador ao jornal.
Para Virgílio, ainda segundo a entrevista, a eleição da candidata seria um "instrumento de rancor pessoal contra ele" por parte do campeão de votos ao Senado pelo Amazonas, Eduardo Braga (PMDB). Durante todo o dia, os telefones do senador estiveram desligados. Segundo sua assessoria, o senador estaria descansando por conta de um problema no joelho, que exigiria repouso nas últimas duas semanas, não realizado por conta da reta final da campanha.