Eleições 2010

Deputados criticam Barbosa por apoiar candidatos de fora

18 out 2010 às 16:34

Os deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Alex Canziani (PTB) e estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) criticaram abertamente o prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) por ter apoiado candidatos de fora nas últimas eleições gerais. Barbosa, que chegou a se licenciar da prefeitura, fez campanha para deputado estadual e federal para candidatos sem vínculo com Londrina.

Cheida, Hauly e Canziani, que participaram o debate Paiquerê Rádio Opinião Especial, no último sábado (16) na Rádio Paiquerê AM, disseram que com o apoio de Barbosa talvez fosse possível eleger mais um deputado estadual por Londrina. Cheida foi o único eleito para a Assembleia Legislativa.


"Acho que foi uma falha do prefeito, um erro dele; se ele apoiasse candidatos locais nós poderíamos ter eleito pelo menos mais um deputado estadual", disse Alex Canziani. "O prefeito tem um influência muito grande. Seu eu fosse prefeito de Londrina, apoiaria só candidatos de Londrina", disse Hauly.


Para Cheida, o erro político de Barbosa também é evidente: "O prefeito errou. Ele poderia e deveria – até numa demonstração de unidade política para a cidade – ter se dedicado a alguma candidatura local. Ao trazer liderança de fora, ele realmente pecou politicamente".


Canziani destacou ainda que a própria Associação Comercial (Acil) fez campanha para que fossem eleitos candidatos de Londrina, mas "o prefeito acaba apoiando gente de fora, sem qualquer trabalho para Londrina".

Logo após as eleições, questionado sobre a baixa representatividade de Londrina, Barbosa esquivou-se completamente de qualquer responsabilidade por sua atuação na campanha política e culpou os candidatos. "Londrina pulverizou os votos. Tivemos excesso de candidatos: alguns que não têm nem competência para ser vereador e já saem candidatos a deputado". Tal declaração gerou manifestação dos vereadores-candidatos.


Continue lendo