Eleições 2010

Alckmin é eleito em SP em apuração acirrada

03 out 2010 às 23:23

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) se elegeu em primeiro turno em votação acirrada com o petista Aloisio Mercadante. Com 99,12% das urnas apuradas, o tucano aparece com

50,63% contra 35,22% do petista. Celso Russomano (PP) ficou em terceiro com 5,42%.


Matematicamente, não há mais chances da soma dos demais candidatos alcançarem o candidato tucano. Quanto aos votos impugnados de Paulo Bufalo (PSOL), que registrou 69.372 votos, eles só levariam a eleição para o segundo turno, se todos os votos que ainda não foram apurados fossem para todos os outros candidatos menos para Alckmin. O PT pretendia validar os votos de Bufalo, mas há pouco os advogados do PT anunciaram que não vão peticionar.


A votação de São Paulo foi acirrada por causa de candidaturas indeferidas pelo TRE de São Paulo. Com isso, os votos para os candidatos ao governo do Estado de SP, Mancha do PSTU, Paulo Skaf (PSB) e Paulo Búfalo (PSOL) estão sendo considerados nulos e quase definiram um segundo turno.


Tucanos festejam


Após horas de expectativa, o comando da campanha do PSDB à Presidência da República informou que será em um galpão da Barra Funda, na zona Oeste de São Paulo, o local em que o candidato do partido fará seu primeiro pronunciamento após a confirmação do segundo turno.


A notícia fez com as dezenas de jornalistas que aguardavam em frente à casa do candidato, no bairro de Pinheiros, se deslocassem para a estrutura montada para comemorar os resultados do primeiro turno.


Diante de telões e TVs de plasmas, que transmitem em tempo real a apuração dos votos, assessores e políticos do PSDB aguardam no local a chegada de Serra e dos candidatos ao governo do Estado, Geraldo Alckmin, e ao Senado, Aloysio Nunes Ferreira. Para animar, jingles dos três candidatos tocam incessantemente.

Além da vitória de Alckmin no primeiro turno, a eleição de Aloysio para o Senado foi comemorada como uma grande vitória do partido até aqui.


Continue lendo