Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Preparação

Mesários podem simular votação na internet

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
- Elza Fiúza/ABr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os quase dois milhões de mesários convocados para trabalhar no pleito municipal deste ano podem contar com mais uma forma de treinamento para as votações dos dias 5 e 26 de outubro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  colocou no ar uma página na internet com 12 vídeos que explicam passo a passo todos os procedimentos do dia da eleição, desde a instalação da mesa receptora até o encerramento da votação.

O hotsite também traz uma seção eleitoral virtual, em que é possível simular o funcionamento da urna eletrônica, a cartilha "Mesário Trabalhando para a Democracia", folder com explicações sobre a justificativa eleitoral, todas as normas que regulamentam as eleições 2008 e o tira-dúvidas, com quase 50 perguntas e respostas sobre a votação. Se depois de consultar  esse material o mesário ainda precisar de mais esclarecimentos, ele pode enviar e-mail para a Justiça Eleitoral, por meio do próprio hotsite.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O material virtual é um complemento do treinamento preparatório presencial, realizado pelos Tribunais Regionais Eleitorais com os mesários, em cada estado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Bomba

Explosão no metrô de São Petersburgo deixa várias vítimas

Imagem de destaque
Lava Jato

Raupp se torna réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no STF

Imagem de destaque
Balanço

Prefeitura promove reunião com a comunidade de Lerroville nesta quarta

Imagem de destaque

Líderes do Senado não chegam a acordo sobre presidência de comissões


Legislação


O serviço prestado pelo mesário não é remunerado. O convocado receberá um auxílio-alimentação e terá direito a dois dias de folga em seu trabalho, seja público ou privado, para cada dia trabalhado.

O mesário convocado que não comparecer no local, em dia e hora determinados para a realização da eleição e que não apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias, estará sujeito a multa de meio a um salário mínimo vigente na zona eleitoral. Caso o mesário seja servidor público, a pena é de 15 dias de suspensão, sem recebimento de remuneração. As penas previstas são aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos faltosos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade