A menos de duas semanas das eleições municipais, o Ibope divulga nesta terça-feira à noite nova pesquisa para a prefeitura de Londrina. Nove candidatos disputam a corrida ao cargo máximo do Poder Executivo.
A pesquisa já está registrada na 41ª Zona Eleitoral e tem caráter amostral. Entre os dias 18 e 23 de setembro, agentes foram a campos computar a intenção de votos de 602 londrinenses. Com índice populacional, idade, sexo, renda e região, matemáticos chegam ao dado aproximado da corrida eleitoral.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), retransmissora da TV Globo.
Leia mais:
Esta é a segunda pesquisa Ibope destas eleições e somente a terceira registrada na Justiça Eleitoral em Londrina.
A primeira do Ibope foi divulgada no início de setembro, também do tipo amostral e que contou com a participação de 602 eleitores. Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os entrevistados dizem qual o seu candidato preferido sem estímulo, Antonio Belinati (PP) ficou com 20% das intenções; Barbosa Neto (PDT), com 9%; Luiz Carlos Hauly (PSDB), com 7%; Luiz Eduardo Cheida (PMDB) obteve 3%; André Vargas (PT) com 2%, e Marcelo Urbaneja (PT do B) com 1%. Marcos Colli (PV), Amadeu Felipe (PCB) e Vilson Machado (PSOL) não foram lembrados pelos eleitores. Metade dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar, enquanto 8% optaram pelo voto branco ou nulo.
Na estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, a pesquisa Ibope revelou: Antonio Belinati (PP) com 29% dos votos; Barbosa Neto (PDT) obteve 18%; Luiz Carlos Hauly (PSDB) ficou com 14%; Luiz Eduardo Cheida (PMDB), com 7%; André Vargas (PT) ficou com 4%; Vilson Machado (PSOL) e Marcelo Urbaneja (PT do B) conquistaram 1% dos eleitores. Amadeu Felipe (PCB) e Marcos Colli (PV) não foram receberam votos. 9% dos entrevistados optaram pelo voto branco ou nulo; 17% não souberam ou não quiseram opinar.
A segunda pesquisa eleitoral registrada no Fórum de Londrina foi feita em conjunto entre as empresas Éthica Pesquisa e Consultorias LTDA e Instituto de Pesquisa e Consultorias LTDA, de Curitiba e Umuarama respectivamente. As empresas foram contratadas pela TV Cidade, do Grupo Massa.
A análise também é de caráter amostral e foi feita entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, com pouco mais de 730 eleitores. A pesquisa foi registrada na 41ª Zona Eleitoral no último dia 5, mas não foi divulgada.
A coligação 'Londrina Forte e Digna', PSDB/DEM contestou judicialmente a pesquisa e conseguiu impedir sua publicação. Dentre os principais pontos deferidos pelo juízo estavam: ausência de contrato social, registro estatístico, falta de apontamento metodológico, valor e origem dos recursos dispensados. A publicação desta análise de intenção de votos segue proibida.
A pesquisa Ibope desta terça-feira deve ser a última deste primeiro turno em Londrina.