O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou a relação de candidatos às eleições municipais em Foz do Iguaçu, multados em R$ 5 mil cada, por desrespeito à legislação ambiental. Entre os 190 candidatos a vereador em Foz do Iguaçu, onze receberam multas - Julio Romano (PSDB), Dario Moraes (P-SOL), Professor Natalino (PRB), Luis Cláudio (PT), Flávio Nakad (PMDB), Celso Rios (PDP), Olírio Rives (PP), Laura Samuel (PRB), Faé (PSB), Gentil (PSC) e Cantor (PSDB).
Em Maringá, sete candidatos - dois a prefeito a cinco a vereador - foram advertidos pelo IAP e pela Justiça Eleitoral por poluírem com santinhos as ruas da cidade. De acordo com a assessoria, a advertência também convocou os infratores a recolher o material e descartá-lo corretamente, encaminhando à reciclagem, por exemplo.
Foram advertidos os candidatos Silvio Barros (PP) e Enio Verri (PT), que disputavam a prefeitura, e os candidatos a vereador Airton Carlos Schiavoni (PRP), Sebastião da Silva (PT), Osafa Pereira da Cruz (PP), Luiz Carlos Pedro de Macedo (PMDB) e José Camilo de Araújo (PP).
Leia mais:
Só Maringá, na última eleição, gerou 36 toneladas de lixo, entre papel e plástico, principalmente. Este ano, segundo a assessoria, não foi divulgado o total, mas a cidade está limpa graças à iniciativa de multar candidatos, coligações e partidos que descartarem incorretamente materiais de campanhas, uma atitude inédita que pode ser estendida para todos os municípios nas próximas eleições.