Sete dos nove candidatos a prefeito de Londrina assinaram a "Carta de Compromisso pela Ética e Transparência na Política Municipal", proposta pelo movimento Transparência Londrina, durante o Seminário "A importância da Ética e da Transparência no governo da cidade: o papel do prefeito, dos vereadores e da comunidade", ocorrido na última semana.
O termo de compromisso tem 23 itens nos quais os candidatos se comprometem a não praticar nepotismo, realizar concursos públicos através de entidades independentes, a rever a necessidade de cargos comissionados, dentre outras coisas. O termo e a lista dos candidatos podem ser acessados pelo site www.transparencialondrina.org.
A carta compromisso foi assinada por Amadeu Felipe (PCB), Barbosa Neto (PDT), Luiz Carlos Hauly (PSDB), Luiz Eduardo Cheida (PMDB), Marcelo Urbaneja (PT do B), Marcos Colli (PV) e Vilson Machado (PSol).
Leia mais:
André Vargas (PT) e Antonio Belinati (PP) não compareceram ao evento e, conseqüentemente, não assinaram tal documento.
"Achamos positiva a participação deles", disse a organizadora do movimento Transparência Brasil de Londrina, Inês Wolff.
Vereadores
Embora a grande maioria dos candidatos a prefeito tenha assinado a carta compromisso, tal feito não foi acompanhado pelos concorrentes das cadeiras da Câmara. Apenas 12 candidatos atestaram em promover a ética e a transparência na administração pública dos 430 concorrentes ao pleito.